terça-feira, 16 de maio de 2023

Guardas Municipais de Italva participam de curso para formação de Equipe Ronda Maria da Penha

 



Guardas Municipais de Italva participaram do Curso de Formação da Ronda Maria da Penha, que aconteceu na cidade de Mangaratiba/RJ. O curso foi promovido pela Secretaria de Segurança do município.


De acordo com a secretaria, a capacitação está sendo oferecida pela Seção de Instrução Especializada da Guarda Municipal (SIESP). Os GCM’s de Italva, Adilson Ribeiro, Gilmara Robaina e Jaqueline Robaina participaram do curso. O curso também contou com a participação dos funcionários da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mangaratiba.

As disciplinas aplicadas no curso foram: VIOLÊNCIA E A LEGISLAÇÃO SOBRE A PERSPECTIVAS DOS DIREITOS HUMANOS; FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR, FATORES DE RISCO E FATORES DE PREVENÇÃO; IMPACTOS DA VIOLÊNCIA FAMILIAR NA SAÚDE FÍSICA E PSICOLÓGICADA MULHER; POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENDIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL PARA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA; FEMINICÍDIO, MECANISMOS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR; PRIMEIROS SOCORROS EM OCORRÊNCIA DE MARIA DA PENHA; TÉCNICAS DE ABORDAGEM, IMOBILIZAÇÃO, ALGEMAÇÃO E CONDUÇÃO; ENTRADA EM AMBIENTE CONFINADO; AÇÕES EM AMBIENTE COM BAIXA LUMINOSIDADE.

O objetivo do curso é de preparar Agentes que farão parte da Equipe da Ronda para dar mais segurança às mulheres do município de Italva, principalmente àquelas que possuem medidas protetivas em ativo. O serviço vai promover rondas de verificação periódicas na cidade, receber denúncias e atender mulheres vítimas de violência doméstica. Em breve Italva terá uma Equipe formada e preparada exclusivamente para intervir em casos de violação dos direitos da mulher.

https://folhadeitalva.com.br/