Guardas Municipais de Italva participaram do Curso de Formação da Ronda Maria da Penha, que aconteceu na cidade de Mangaratiba/RJ. O curso foi promovido pela Secretaria de Segurança do município.
De acordo com a secretaria, a capacitação está sendo oferecida pela Seção de Instrução Especializada da Guarda Municipal (SIESP). Os GCM’s de Italva, Adilson Ribeiro, Gilmara Robaina e Jaqueline Robaina participaram do curso. O curso também contou com a participação dos funcionários da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mangaratiba.
As disciplinas aplicadas no curso foram: VIOLÊNCIA E A LEGISLAÇÃO SOBRE A PERSPECTIVAS DOS DIREITOS HUMANOS; FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR, FATORES DE RISCO E FATORES DE PREVENÇÃO; IMPACTOS DA VIOLÊNCIA FAMILIAR NA SAÚDE FÍSICA E PSICOLÓGICADA MULHER; POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENDIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL PARA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA; FEMINICÍDIO, MECANISMOS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR; PRIMEIROS SOCORROS EM OCORRÊNCIA DE MARIA DA PENHA; TÉCNICAS DE ABORDAGEM, IMOBILIZAÇÃO, ALGEMAÇÃO E CONDUÇÃO; ENTRADA EM AMBIENTE CONFINADO; AÇÕES EM AMBIENTE COM BAIXA LUMINOSIDADE.
O objetivo do curso é de preparar Agentes que farão parte da Equipe da Ronda para dar mais segurança às mulheres do município de Italva, principalmente àquelas que possuem medidas protetivas em ativo. O serviço vai promover rondas de verificação periódicas na cidade, receber denúncias e atender mulheres vítimas de violência doméstica. Em breve Italva terá uma Equipe formada e preparada exclusivamente para intervir em casos de violação dos direitos da mulher.
https://folhadeitalva.com.br/