sábado, 18 de novembro de 2017

A Guarda Municipal prendeu um traficante na Praça XV de Novembro, no Centro de Porto Alegre





A Guarda Municipal prendeu, na madrugada desta quinta-feira (16), um traficante na Praça XV de Novembro, no Centro de Porto Alegre. Os agentes flagraram a ação do criminoso por meio de câmeras de segurança e se dirigiram para o local por volta das 3h30min.

Com o bandido, foram apreendidos celulares, dinheiro, tesouras, facas, cachimbos, maconha, crack e um cartão TRI. Ele estava foragido.

“Não podemos admitir que no Centro da cidade os traficantes tomem conta de uma área que não é deles”, afirmou o coordenador da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), Glauber Silvestre Zílio.

Adolescente

Na manhã desta quinta, a Polícia Civil, por meio da 6ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, apreendeu um adolescente de 17 anos por envolvimento em tentativa de homicídio de cinco pessoas, no bairro Cruzeiro do Sul, em Porto Alegre.

O fato, ocorrido em 20 de agosto, se deu na companhia de mais dois adolescentes, identificados e já apreendidos anteriormente por essa ocorrência. Eles invadiram a localidade efetuando diversos disparos de arma de fogo e atingindo cinco pessoas que estavam em um bar. A motivação para o ataque foi tomar o controle do tráfico de drogas na região.

O adolescente também foi apontado como um dos autores de um homicídio consumado ocorrido em 24 de junho de 2017, também no bairro Santa Teresa, na Capital. A motivação se deu em razão da vítima pertencer a um grupo criminoso rival.

Brigada Militar

O comandante-geral da BM (Brigada Militar), coronel Andreis Silvio Dal Lago, reuniu a imprensa na manhã desta quinta para detalhar as ações da Corporação, que chega aos seus 180 anos de atividades.

Com um orçamento reduzido devido à crise que o Estado enfrenta, além de um efetivo também menor, a BM passa por desafios, mas entregando à sociedade respostas que já começam a suavizar o quadro da violência e da criminalidade.

Uma das iniciativas, segundo o coronel, foi a implantação da Operação Avante, que prega a metodologia de resultados, inserida em um processo de gestão que visa a prevenção, através de um policiamento ostensivo.

Outro programa visa a presença da BM nas escolas, educando jovens no combate às drogas, já com 23 mil alunos assistidos. Com relação ainda a segurança preventiva, o coronel citou o acolhimento às mulheres com registros na Maria da Penha, com visitas às suas residências e acompanhamento dos casos.

http://www.osul.com.br/