sábado, 18 de novembro de 2017

Guarda Municipal de Quatis doa sangue ao hemonúcleo em Barra Mansa




Dez agentes da Guarda Municipal de Quatis doaram sangue na manhã desta quinta-feira, dia 16 de novembro (foto), ao hemonúcleo de Barra Mansa, cujas instalações funcionam na santa casa, no Centro daquele município. Os guardas se dirigiram à unidade em um ônibus da prefeitura, que saiu da Praça Getúlio Vargas, no Centro de Quatis, às 7h30m. Os detalhes da doação foram acertados entre o comandante da corporação, João Evangelista Eurico, e a direção do hemonúcleo.

Eurico explica que o gesto dos guardas municipais surgiu a partir dos constantes apelos feitos pela unidade de Barra Mansa para reforçar o estoque de sangue da unidade, “visto que é preciso manter sempre uma quantidade suficiente para atender os casos de emergência, além de garantir os procedimentos médicos, principalmente nos casos de emergência”. Segundo ainda o comandante da Guarda Municipal de Quatis, a iniciativa desta quinta-feira fez parte também das atividades relacionadas ao Dia do Doador de Sangue, que transcorrerá no sábado da próxima semana, dia 25 de novembro.

Inicialmente, conversamos com os guardas municipais sobre a proposta do comando da corporação em tornar realidade este gesto de amor ao próximo. Felizmente, muitos guardas se sensibilizam com o nosso chamado e o primeiro grupo fez a doação hoje pela manhã. A partir de agora, pretendemos intensificar a presença da Guarda Municipal de Quatis nas unidades médicas da região visando à doação de sangue. Nunca é demais lembrar que essa atitude pode salvar vidas – declarou Eurico, acrescentando que a coleta no hemonúcleo de Barra Mansa é realizada segundo as normas da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.

Localizado na Rua Pinto Ribeiro 205, próximo ao Jardim das Preguiças, no Centro, o Hemonúcleo de Barra Mansa funciona de segunda a sexta-feira, de 7 às 11 horas. No começo do mês passado, a unidade abriu excepcionalmente em um sábado pela manhã, numa tentativa de aumentar a quantidade de bolsas de sangue disponíveis. O telefone para contato com o hemonúcleo é (024) 3322-8430.


Os especialistas no assunto declaram que cada doador pode garantir a sobrevivência de até quatro pessoas. Levantamentos do Ministério da Saúde apontam que apenas 1,9 por cento da população brasileira doam sangue regularmente. Apesar de a faixa indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) indicar que o percentual ideal para cada país deve ficar entre um a três por cento do número de habitantes, o Ministério da Saúde destaca que “é preciso melhorar ainda mais o percentual do Brasil”.

Os critérios para doar sangue são os seguintes: estar em boas condições de saúde; ter de 16 a 69 anos de idade; pesar pelo menos 60 quilos; ter dormido ao menos 24 horas nas 12 anteriores à doação; e estar alimentado, além de apresentar qualquer documento oficial com fotografia. Os alimentos gordurosos precisam ser evitados nas quatro horas anteriores. Não podem doar sangue os voluntários com pressão alta ou baixa; e que estiverem com anemia. Se estiverem grávidas ou tiverem amamentado, as mulheres precisam evitar a doação, exceto se a amamentação ocorreu há mais de um ano.

http://quatis.rj.gov.br/default