sexta-feira, 15 de maio de 2015

BLITZ VIRTUAL DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS

Blitz virtual’ permite a identificação do veículo em tempo real, sem a necessidade de cadastro

A tecnologia usada em favor do bem. Este é o objetivo do projeto de videomonitoramento ‘Blitz Virtual’ já sendo utilizado em Valinhos, que permite a leitura das placas em tempo real e a identificação dos dados do automóvel para combater o furto e o roubo de veículos.

Segundo o diretor do Departamento de Segurança Municipal, GCM Batista, a   grande vantagem do sistema valinhense, pioneiro em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC), é que ele dispensa o cadastro prévio dos veículos furtados ou roubados no sistema da Guarda Civil Municipal para que haja identificação. A leitura das placas é feita de forma on-line, por meio de ligação direta com o banco de dados da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), que é alimento pelos estados.

Outra vantagem da leitura on-line é que se evitam paralisações no tráfego de veículos e a necessidade de grande número de efetivo da guarda para a realização das inspeções. “Hoje, o uso da tecnologia eletrônica tornou-se imprescindível para o combate da violência e da criminalidade. Valinhos não está alheia a esta evolução e com o apoio do prefeito Clayton Machado estamos conseguindo implantar este importante sistema em nossa cidade. Acreditamos que, com o trabalho integrado que já está sendo desenvolvido com GCM, Polícia Civil e Polícia Militar e, mais o uso do sistema de videomonitoramento, conseguiremos inibir ainda mais a prática de determinados ilícitos em nossa cidade, notadamente o furto e roubo de veículos”, explicou o secretário de Defesa do Cidadão, Ederson Valêncio.

Instalado em uma van, o sistema é itinerante e permite a integração com as demais câmeras instaladas em pontos específicos da cidade, incluindo as localizadas nas escolas municipais e órgãos públicos. “A van é dotada de uma câmera DOME que permite uma visualização de 360 graus e com alcance de 5 km, além disso, ela funciona como uma base, interligando de forma inteligente as imagens de todas as câmeras da cidade e com acesso a um banco de dados nacional sobre furto e roubo de veículos”, completou o diretor.

A primeira etapa do projeto de videomonitoramento em Valinhos deve ser concluída em 60 dias e prevê a implantação de câmeras LCR para leitura e identificação das placas dos veículos na Rua Campos Sales (2 câmeras), Portal de entrada e saída pela Rodovia Anhanguera (4 câmeras), Parque Portugal (2 câmeras) e na entrada e saída da Rodovia Francisco Von Zuben (4 câmeras).