quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

GOVERNADOR VISITA CENTRAL DE MONITORAMENTO DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS









Videomonitoramento permite integrar com câmeras de radar e de particulares para leitura das placas dos veículos
A segurança de Valinhos ganhou um poderoso reforço extra  com o início da operação de sistema de videomonitoramento inédito em todo o país que deverá coibir, ainda mais, a criminalidade no município. Denominado ‘Valinhos, Cidade Protegida’ o sistema permite interligar câmeras de monitoramento do município com câmeras comuns instaladas em residências e comércios da cidade e radares, permitindo inclusive, a leitura on-line das placas de veículos. As imagens das câmeras são monitoradas 24 horas por guardas municipais em um único painel formado por 6 televisores de 42 polegadas.
São mais de 20 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade, entre os modelos Dome que permite uma visualização de 360 graus e com alcance de 5 km, as LCR (para leitura e identificação das placas dos veículos), e as de radares. Entradas e saídas do município, regiões mais afastadas, espaços públicos e praças e parques estão sendo priorizados.
Segundo o diretor do Departamento de Segurança Municipal, Sidney Batista dos Santos, o próximo passo será a interligação do sistema com as câmeras particulares. “O projeto é pioneiro porque será possível criar o policiamento comunitário virtual e em tempo real entre Prefeitura e comunidade valinhense. Além disso, todas estas câmeras estarão interligadas ao sistema de informações do Estado, o que permitirá obter detalhes precisos de procedência de veículos, entre outros”, reforçou.
Ao contrário do sistema de cidades vizinhas, o sistema valinhense dispensa o cadastro prévio dos veículos furtados ou roubados no sistema da Guarda Civil Municipal para que haja identificação. A leitura das placas é feita de forma on-line, por meio de ligação direta com o banco de dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Segundo secretaria de Defesa do Cidadão, o sistema será benéfico não só para reduzir número de carros roubados ou furtados, mas em toda a segurança do município, incluindo, o serviço de inteligência.
Outra vantagem do sistema valinhense é o custo do projeto, cerca de R$ 590 mil, valor bem mais acessível que o gasto por cidades vizinhas com a aquisição de software para gerenciar as imagens. A verba é proveniente de recursos do Fundocamp / Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), por meio de projeto aprovado no Conselho de Desenvolvimento da RMC.
0810seg
Mesmo em fase de teste, sistema possibilitou apreensão
Na fase de configuração do sistema na Praça Brasil 500 anos foi apreendido e levado ao DP, um indivíduo por uso de entorpecente em plena luz do dia. “De imediato as praças da cidade se tornarão um local para uso da família, coibindo as ações de usuários de drogas e traficantes”, informou Batista.
0810seg
Uso de novas tecnologias na segurança já está em vigor
Além deste sistema, está em vigor no município desde o início do ano, monitorar tudo o que acontece dentro e ao redor das escolas municipais a partir de um telefone celular. A tecnologia está disponível para que as diretoras de escola possam acompanhar a dinâmica da comunidade escolar, mesmo fora do recinto.
A ação faz parte do projeto de monitoramento ‘Escola Protegida, Educação Garantida’, desenvolvido pela Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias de Educação e Defesa do Cidadão, que está atendendo, nesta primeira fase, oito escolas, a partir da implantação de 92 câmeras e três centrais de monitoramento que funcionam 24h.
0810seg