sexta-feira, 1 de maio de 2015

SEGURANÇA DAS ESCOLAS NA PALMA DA MÃO DA GCM E DOS DIRETORES DAS ESCOLAS DE VALINHOS.



Prefeitura finalizará a implantação da 1ª fase do projeto na próxima semana; 8 escolas já contam com o monitoramento
Monitorar tudo o que acontece dentro e ao redor das escolas municipais a partir de um telefone celular. A tecnologia já chegou a Valinhos e está disponível para que as diretoras de escola possam acompanhar a dinâmica da comunidade escolar, mesmo fora do recinto.
A novidade faz parte do projeto de monitoramento ‘Escola Protegida, Educação Garantida’, desenvolvido pela Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias de Educação e Defesa do Cidadão, que irá atender, na primeira fase, oito escolas, a partir da implantação de 92 câmeras e três centrais de monitoramento que funcionarão 24h. O investimento nesta primeira fase é de R$ 124 mil.
As escolas que já foram contempladas com o projeto ‘Escola Protegida’ são as do complexo educacional do Jardim São Marcos, que inclui as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) ‘São Marcos’ e ‘Dom Bosco’ e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) ‘Antonio Montero Filho’.
O bairro ainda recebeu uma câmera digital Dome, na rotatória próxima às escolas, que permite zoom de até 36 vezes, para leitura de placas de veículos. Ao todo são 29 câmeras no Jardim São Marcos.
Além do Jd. São Marcos, já estão em pleno funcionamento o monitoramento nas seguintes escolas: Emeb ‘Horácio de Salles Cunha’ (16 câmeras), no Bairro São Bento do Recreio; Emeb ‘Tomorahu Kimbara’ (10 câmeras), no Macuco; Emeb ‘Professora Edina Bampa da Fonseca’ (16 câmeras), na Reforma Agrária; Emeb ‘Dona Carolina de Oliveira Sigrist’ (16 câmeras), no Capivari.
Segundo o diretor do Departamento de Segurança Municipal, Sidnei Batista dos Santos, as imagens serão interligadas em três centrais de monitoramento, sendo uma delas localizada na sede da Guarda Civil Municipal.
Outro dispositivo que está sendo implantado nas escolas, que também trará mais segurança aos alunos e professores, é o botão de pânico para emergências interligado à Guarda Civil Municipal.
O secretário da Educação, Danilo Sorroce, destacou que a ação integra o projeto ‘Valinhos Digital’, em implantação nas escolas municipais pelo governo Clayton Machado, que visa dotar as unidades de ensino com tecnologia de ponta. “Com o projeto ‘Escola Protegida’ teremos educação garantida”, ressalta o secretário, acrescentando que o monitoramento dará maior sensação de segurança aos pais, alunos e educadores.

Na palma da mão: diretoras poderão monitorar câmeras de escolas municipais pelo celular