domingo, 8 de dezembro de 2013

OPERAÇÃO E.C.A




"Operação ECA" quer evitar consumo de álcool entre adolescentes em Valinhos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão, realizou na última sexta-feira de novembro, a "Operação ECA". A ação teve como objetivo evitar a venda ou fornecimento e o consumo de bebidas alcoólicas entre outras substâncias, para adolescentes, que ferem os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente e devem ser coibidas pelas Forças Policiais.
O monitoramento foi realizado pelas polícias Civil e Militar e Guarda Civil Municipal no entorno do Shopping Valinhos e bairros adjacentes. A operação contou ainda com o apoio da Guarda Ambiental e Conselho Tutelar.
A ação resultou na apreensão de diversos litros de bebidas alcoólicas, energéticos e veículos, dirigidos ilegalmente por esses adolescentes. Aproximadamente 30 jovens foram encaminhados ao Plantão Policial do município, com apoio de um micro-ônibus, disponibilizado pela Prefeitura.
"A 'Operação ECA', demonstra o interesse do prefeito Clayton Machado em evitar que jovens menores de idade consumam bebidas alcoólicas. A ação também demonstrou a integração das forças policiais, Conselho Tutelar, Ministério Público e do comércio local no combate à violência e criminalidade", destacou o secretário Dr. Ederson Marcelo Valêncio.
O secretário ainda comentou que novas operações no mesmo segmento já estão previstas e devem ser realizadas nos próximos meses.

Reunião - A "Operação ECA" foi planejada em reunião entre Prefeitura e Promotores de Justiça de Valinhos, preocupados com a situação de menores que consomem substâncias alcoólicas. O tema também fez parte de encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), onde foram definidas as estratégias para atuação das forças, que reuniu integrantes da Polícia Civil, Militar e GCM (Guarda Civil Municipal).
Várias autoridades participaram dos encontros, dentre elas o secretário de Defesa do Cidadão, Dr. Ederson Marcelo Valêncio; Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Regina Maura Daroz; o Tenente PM Fábio Azevedo; o Investigador Chefe Marcus Antônio Morelli, o Diretor de Segurança Municipal, Sidnei Batista dos Santos; e o Coordenador de Comunicação da GCM, Sidney Aureliano.
Ainda participaram da reunião representantes do Shopping Valinhos: Jeanderson Luiz Mendes (superintendente), Almeida Dias (administrador) e representantes do Supermercado Russi.