sábado, 9 de dezembro de 2017

MPMS capacita guardas municipais de Campo Grande para atuarem contra violência doméstica






Foi realizada, nesta quarta-feira (6/12), na Casa da Mulher Brasileira, a Formatura e Consolidação do Projeto Patrulha, do qual capacitou os integrantes da Patrulha Maria da Penha, com a finalidade de garantir a eficácia e a efetividade no monitoramento das medidas protetivas de urgência, bem como a de ampliar a segurança das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O projeto é uma iniciativa da Promotora de Justiça, Luciana do Amaral Rabelo, titular da 72ª Promotoria de Justiça.

Durante o evento, fizeram parte da mesa: o Procurador de Justiça e Corregedor-Geral Substituto Aroldo José de Lima, no ato representando o Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos; a Promotora de Justiça e Coordenadora do Projeto Patrulha Luciana do Amaral Rabelo; a Subsecretária de Políticas para as Mulheres Carla Stephanini; a Coordenadora da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira Elza Maria Loschi; o Secretário Municipal de Defesa e Segurança Social Valério Azambuja e o Superintendente do Comando da Guarda Civil Municipal, Anderson Gonzaga da Silva Assis.

Na oportunidade, 26 Patrulheiros receberam os certificados, os quais se encontram aptos para melhor servir à comunidade.

Além disso, foram homenageadas as seguintes autoridades: o Secretário Municipal de Defesa e Segurança Social, Valério Azambuja; o Superintendente do Comando da Guarda Civil Municipal, Anderson Gonzaga da Silva Assis e a Chefe de Divisão da Patrulha Maria da Penha, Nelis Vieira Ribeiro Brauna.

A formatura marcou também a consolidação do Projeto que se estenderá no ano de 2018 a todo o efetivo da Guarda Civil Municipal que conta atualmente com aproximadamente 1.200 pessoas.

O Projeto Patrulha busca capacitar e treinar inicialmente os Guardas Civis Municipais destacados para servirem na Patrulha Maria da Penha, os quais atuam na Casa da Mulher Brasileira.

À Patrulha Maria da Penha incumbe as ações de supervisão e controle do cumprimento das medidas protetivas de urgência, concedendo maior garantia da segurança de vítimas de violência doméstica e ainda, trabalhando na prevenção de reincidências, através das rondas e patrulhamento efetuados.

Assim, a Patrulha Maria da Penha é um parceiro imprescindível na execução das ações de proteção e combate à violência contra a mulher e, neste sentido, também necessita de apoio, capacitação constante, informações precisas e acolhimento junto à Rede Socioassistencial como parte integrante da mesma.

O curso de capacitação teve início no dia 22 de agosto de 2017 e contou com um rico conteúdo programático distribuído em 20 horas e considerou os temas: Abordagem Humanizada; Feminicídio; Tipos de Violência; Enfrentamento ao Racismo; Lei Maria da Penha; Ciclo da Violência; Família extensa: Filhos x Conselho Tutelar; Fluxo da Casa da Mulher Brasileira; Audiências de Custódia; Oficina de Relatórios: construindo ferramentas (formulários) e Realização de Estudos de Caso.

https://www.mpms.mp.br/mapa-do-site