sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

GCM promove Operação Natal em parceria com ACIV


Há seis anos foi institucionalizada a operação na cidade
A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV) definiram em reunião nesta quarta-feira, dia 30/11, as estratégias preventivas e ostensivas da Operação Natal 2016. Com início no dia 8/12, a novidade é a integração dos estabelecimentos comerciais ao sistema de monitoramento da corporação.           
A operação se estenderá até dia 24/12, já que o Natal cai no sábado, gerando grande movimento comercial local. Durante a semana, a operação se estenderá até as 24h, já aos sábados acontecerá até as 18h. As áreas que fazem parte da ação incluem o Centro e os bairros com comércio mais intenso, como o Cecap, São Marcos, Jd. Pinheiro e Paraíso.
Segundo a GCM, no período será intensificado a presença dos guardas municipais, que estão firmando parceria com a Polícia Militar (PM) e a Civil. “Teremos um contingente suficiente nas ruas para ação preventiva e ostensiva, além dos grupos como o Romu (Ronda Ostensiva Municipal), incluindo motos e o canil”, esmiuçou o diretor de departamento, Sidnei Batista dos Santos.
A integração das câmeras dos estabelecimentos deverá dar mais agilidade ao atendimento, já que estarão integradas ao Centro de Comunicação (CCO) da corporação. “A expectativa é que seja um Natal bastante tranquilo em relação à segurança”, pregou o coordenador operacional, Sidnei Aureliano. Segundo ele, a GCM já definiu também os pontos estratégicos dentro do perímetro de atuação.
Horário comercial - Apesar do horário da Operação Natal, os estabelecimentos comerciais funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, até as 18h, (incluindo o dia 24/12), com exceção do dia 10, que vai até as 16h. No domingo (18/12), as lojas também funcionarão das 9h às 14h. Em relação à segurança, a expectativa da ACIV é que o Natal seja preferencialmente voltado às famílias.
A entidade, que deve enviar ainda esta semana o mapa do comércio à corporação, elogiou a atuação da corporação e demais policiamento. “Antes, tínhamos muitos problemas no Centro com furtos. A partir da instituição da Operação Natal, a situação mudou”, explica o diretor comercial, Eduardo Machado.
A institucionalização da Operação Natal aconteceu na cidade há seis anos. Este ano, será gerida pelo secretário de Defesa do Cidadão, Thiago Eduardo Galvão Capellato, em conjunto com o diretor de departamento, Sidnei Batista dos Santos, responsável pela comunicação e imagem, e o coordenadador operacional, Sidnei Aureliano.
Para acionar a GCM, utilize o telefone 153. Também poderá ser usado o 190, atendido pela PM.

01/12/2016