quinta-feira, 4 de junho de 2015

Integração das forças policiais em Valinhos resulta em nova queda da criminalidade

Integração das forças policiais em Valinhos(G.C.M/P.M/P.C) resulta em nova queda da criminalidade

0306polmil
Dados da Segurança Pública do Estado demonstram queda nos principais tipos de ocorrência em relação ao mês de abril e ao 1º quadrimestre de 2014

A integração entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e comunidade na cidade de Valinhos têm trazido bons resultados à população. Prova disso foram os índices divulgados na última semana pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, que apontam nova queda de criminalidade nos principais delitos, tanto em relação ao mês de abril, quanto em relação ao 1º primeiro quadrimestre, ambos de 2014.

“Essa queda nos índices criminais já é resultado dessa integração entre as forças policiais do município. Estamos em contato permanente justamente para traçar estratégias e comentar os índices da semana anterior. Com isso, é possível planejar as ações e dinamizar os serviços oferecidos”, explicou o secretário de Defesa do Cidadão, Ederson Valêncio.

No comparativo entre o mês de abril de 2014 e 2015, houve redução em todos os delitos, com destaque ao furto de outros que caiu 36% passando de 102 para 65 ocorrências. Outra ocorrência com grande queda foi furto de veículos: abril de 2014 registrou 31 casos, ao passo que em 2015, foram 14 ocorrências representando uma diminuição de 54,8%.

Homicídio diminui 1 caso no comparativo com este ano; latrocínio se manteve estável sem registros de ocorrências; estupro subiu 1 caso, passando de 2 para 3 ocorrências; tráfico de entorpecentes se manteve igual com 2 casos registrados; roubo outros diminuiu 2 casos; roubo a bancos não houve registro como no ano anterior; roubo a veículos permaneceu inalterado com 8 ocorrências em cada ano e roubo a carga houve a diminuição de 1 caso, já que não houve ocorrências no mesmo mês em 2015.

“Só quem não quer a integração entre as forças policiais na cidade é o criminoso, já que há uma sensível redução na criminalidade”, afirmou o Comandante da 4ª CIA do 35I, Alexandre Roberto Luís. Segundo o capitão da PM, as reuniões entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar tem sido semanais, com isso, está sendo possível realizar várias operações em conjunto, como a ‘Caça aos bailes funks e raves’ e a ‘Fecha bar’. “A GCM atua na fiscalização, por meio da Secretaria de Fazenda e a PM no policiamento ostensivo. Com o diagnóstico das ocorrências da semana anterior conseguimos distribuir melhor as viaturas para que o terreno seja todo ocupado em Valinhos, durante 24 horas”, explicou.

A mesma opinião foi partilhada pela Delegada Titular de Valinhos, dra. Ruth Daniel de Souza, que defendeu a integração das forças. “A integração da segurança em Valinhos tem sido muito benéfica para redução da criminalidade. A PM e a GM atuam na prevenção, com policiamento fardado ostensivo, enquanto nós, atuamos nas investigações, depois que os crimes acontecem. Essa interligação tem sido positiva, estamos com uma equipe muito boa que tem conseguido elucidar de forma rápida os crimes que ocorrem na cidade, como os roubos e furtos a residências”, afirmou a delegada.

0306polmil1
1º quadrimestre de 2015 também apresentou redução
Com relação ao 1º quadrimestre de 2014, os números também são favoráveis. Houve uma redução de 51,9% no roubo de veículos ( de 52 para 25 casos); redução de 31,7% em furto de veículos (de 123 para 84) e de 13,4% no furto outros que passou de 320 casos para 277.

Homicídio foi de 3 para 2; latrocínio se manteve sem registros, assim como roubo a bancos; estupro 2 casos a menos que o ano passado (de 7 para 5) e roubo de carga reduziu 2 casos ( de 4 para 2). Apenas duas ocorrências apresentaram leve crescimento: tráfico de entorpecentes (de 14 para 23) e roubo outros (de 77 para 85).

Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, José Luis Violante, a integração entre as forças é uma maneira inteligente e eficaz de combater o crime. “Os números são satisfatórios, cada um na sua área, mas integrados em ações de inteligência. 

A comunidade também tem trazido seus pleitos nas reuniões do Conseg, que tem justamente esse caráter de aproximar a comunidade das autoridades policiais, e tem sido atendida. Com a união das forças policiais e a comunidade, a cidade só tem a ganhar”, destacou, salientando ações de sucesso na cidade como o projeto ‘Escola Protegida’ que propiciou a instalação de câmeras de monitoramento nas unidades e entorno.

O presidente do Conseg fez ainda um apelo à população para que registre o Boletim de Ocorrência, sempre que for vítima de algum delito, especialmente para que faça uso do BO on-line, ferramenta que veio agilizar a comunicação dos crimes com a polícia.