sábado, 18 de abril de 2015

Projeto de monitoramento ‘Escola Protegida’ da Guarda Civil Municipal avança mais uma etapa


Prefeitura finalizará a 1ª fase de implantação em 15 dias
Seis das oito escolas previstas na primeira fase do projeto de implantação do monitoramento ‘Escola Protegida, Educação garantida’ já receberam câmeras de segurança.  A previsão da Prefeitura de Valinhos é concluir esta etapa em 15 dias, com a instalação de 92 câmeras que irão cobrir tanto a parte interna quanto externa das escolas.
Nesta semana, as escolas dos bairros Parque Portugal, São Bento do Recreio, Macuco, Capivari e Reforma Agrária receberam os dispositivos de segurança. Na semana anterior foram equipadas as escolas do Complexo do Jd. São Marcos que inclui as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) ‘São Marcos’ e ‘Dom Bosco’ e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) ‘Antonio Montero Filho’. “O objetivo é usar a tecnologia em prol da segurança dos alunos, professores e funcionários, além de proteger o patrimônio público”, destacou o prefeito Clayton Machado.
Segundo o diretor do Departamento de Segurança Municipal, Sidnei Batista dos Santos, as imagens serão interligadas em três centrais de monitoramento, sendo uma delas localizada na sede da Guarda Civil Municipal.  Além da central, as diretoras das escolas conseguem monitorar os prédios à distância, por meio de um celular.  “As câmeras são ótimas aliadas para coibir o tráfico de drogas e a violência dentro e fora da escola”,completou.
Outro dispositivo que está sendo implantado nas escolas, que também trará mais segurança aos alunos e professores, é o botão de pânico para emergências interligado à Guarda Municipal.