segunda-feira, 13 de abril de 2015

GUARDA CIVIL ACABA COM FESTA RAVE E PRENDE ORGANIZADOR

Guardas Civis Municipais de Valinhos realizaram na tarde do dia 11/04, por volta das 15:00 horas, diversas detenções e apreensões de bebidas e drogas numa chácara localizada no Bairro Alpinas, de acordo com o Comando Geral da Guarda Civil Municipal, após denúncias efetuadas no telefone 153,  o serviço de estratégia da GCM monitorou todos os passos do evento que foi organizado, através do Facebook e WhatsApp.

No local foram localizadas e apreendidas bebidas alcoólicas, substâncias entorpecentes como LSD, maconha, diversos frascos contendo lança perfume e convites que eram vendidos no local entre outros. 

Foram detidos quatros responsáveis do evento, porém só um foi preso em flagrante  o qual era o coordenador geral do evento denominado Projeto X. 

Autuado com base na nova lei de (17/03/2015) a LEI Nº 13.106, DE 17 DE MARÇO DE 2015.
Altera a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, para tornar crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica a criança ou a adolescente; e revoga o inciso I do art. 63 do Decreto-Lei no 3.688, de 3 de outubro de 1941 - Lei das Contravenções Penais

De acordo com a com o Diretor da Guarda Civil Municipal de Valinhos GCM Batista que coordenou toda operação, no momento da incursão á chácara diversos menores de 18 anos foram flagrados fazendo uso de bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes e todos foram encaminhados até a delegacia e só liberados com  presença dos pais.

Para o Diretor da GCM estes tipos de eventos são irregulares e qualquer outro será monitorado e seus responsáveis poderão responder criminalmente. O Secretário de Defesa do Cidadão Dr Éderson Marcelo Valêncio, salienta que as forças policiais estão reunidas e irão intensificar as fiscalizações em função da nova lei 13.106/15 que criminaliza a venda e o fornecimento de bebida alcoólica a menores de idade. 

As festas rave ou open bar normalmente são realizadas de forma clandestinas, sem qualquer autorização do poder público. Nelas há a prática de tráfico de entorpecentes e excessivo consumo de bebidas alcoólicas.

Muitas destas festas são realizadas em locais impróprios e não permitidos. Ressalta o Secretário que nem todas festas poderão obter autorização prévia, pois às vezes  o local não é permitido pelo zoneamento ou ainda por falta de estrutura e ausência do AVCB dos Bombeiros, Vigilância Sanitária. Mesmo obtendo autorização do Poder Público, estes eventos podem ser objeto de fiscalizações, frisou Dr Éderson Marcelo Valêncio.