domingo, 30 de novembro de 2014

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE FOLGA LOCALIZA CHUPA CABRA EM AGENCIA BANCARIA.





Por volta das 12:00 horas do dia 29/11, na área central de Valinhos, componentes da Guarda Civil Municipal de Valinhos  localizaram num caixa eletrônico  bancário, um equipamento utilizado para furtar dinheiro, conhecido como chupa cabra.
Ele só foi localizado graças a um GCM que encontrava-se de folga e visualizou numa das máquina o objeto, e acionou rapidamente a G.C.M. 
O local foi isolado até a chegada da pericia e o caso foi registrado na delegacia central da cidade como estelionato tentado.
Este equipamento  faz com que os cartões enrosque na máquina, enquanto os meliantes ficam atrás observando   a vítima digitar  a senha e logo se oferecem para ajudar, orientamos  todas as pessoas, e principalmente nos finais de semana, par ficarem muito atentas quando realizarem operações em caixas eletrônicos.

ROMU EM MENOS 01 NAS RUAS




A prisão ocorreu por volta das 13:00 horas  do dia 29/11, no Bairro Jardim Morada do Sol, componentes da equipe  ROMU(RONDA OSTENSIVA MUNICIPAL) da Guarda Civil Municipal de Valinhos, após terem sido informados que no local dos fatos estaria havendo um possível trafico ou a venda de drogas.



Os componentes da ROMU, deslocaram-se até o Bairro e flagraram quando um indivíduo realizava de fato a ação ilícita.

Com o individuo foi localizado, 16 papelotes contendo pedras de Crack, 06 papelotes contendo cocaína e 03 embalagens de maconha. Diante do fato o individuo foi encaminhado a delegacia.
O rapaz  é ajudante geral e tem 25 anos, e já possui diversas passagens criminais, foi indiciado em flagrante pelo crime de Tráfico de Entorpecente, sendo transferido ao presídio em Campinas.



terça-feira, 25 de novembro de 2014

GUARDA CIVIL FEMININA NO COMBATE AO CRIME





Por volta das 21:30 horas do dia 24/10 na central, um tapeceiro de 25 anos foi detido por Componentes do Patrulhamento Preventivo Feminino, depois que ele foi flagrado furtando mercadorias de um estabelecimento comercial, próximo a praça 500 anos.

Tudo deu inicio com um GCM  de folga  que ao perceber a ação ilícita,acionou apoio e  rapidamente lograram êxito na detenção quando o individuo já  encontrava-se fora do mercado.

O meliante  já estava na calçada tentando fugir, foram recuperadas várias mercadorias como energéticos, caixinhas de leite fermentado, barras de chocolate, pacote de biscoito de chocolate, Whisky, cerveja, vodca, pacote de bala e goma, todos escondidos dentro de uma mochila, o indivíduo identificado como D. F. P.(25 anos) que possui antecedentes criminais (CARTEIRINHA DE MALA)por tráfico de drogas, por furto, foi encaminhado a delegacia e indiciado novamente por furto qualificado.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

GUARDA AMBIENTAL DE VALINHOS E GRUPAMENTO PREVENTIVO NO TRABALHO CONTINUO.


Por volta das 08:00 horas do dia 20/11, componentes do Patrulhamento Preventivo e da Ambiental da GCM de Valinhos, apreenderam 02 balões, sendo um de 20 metros e o outro de 10 metros, depois de monitorá-los enquanto ainda estavam no ar. 


De acordo com informações, um dos balões caiu num terreno baldio no Bairro São Luiz, enquanto o outro de 20 metros caiu sobre um estabelecimento comercial no Bairro Vera Cruz, e só não provocou uma tragédia, graças a intervenção dos GCMs que apagaram o princípio de incêndio assim que o balão caiu.


Indivíduos de Campinas em motocicletas, que acompanhavam os balões, ao perceberem a presença dos Guardas Civis Municipais de Valinhos, entraram em desespero e fugiram do local.
Sendo que  alguns que estava de  motocicletas já foram identificados através dos emplacamentos da motos e serão responsabilizados por Crime Ambiental.

Entre os balões apreendidos, um boneco com a identificação OS LUNÁTICOS DE CAMPINAS foi apreendido e servirá ainda mais como provas da ação ilícita.


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ROMU VALINHOS X TRAFICANTES= SOCIEDADE MAIS SEGURA






Por volta das 21:00 horas, do dia 18/11 no Bairro Jardim São Marcos, componentes da Equipe ROMU da Guarda Civil Municipal de Valinhos, lograram êxito na detenção de dois indivíduos, após uma denuncia anonima,  de que os indivíduos  estariam indo entregar drogas na praça do Bairro num veiculo Palio wekeend , com as características em mãos, os GCMs começaram a realizar o patrulhamento,   o veículo foi localizado próxima a praça.
 Feita a  abordagem e revista foi localizado  168 eppendorf(tubinho) contendo cocaína, 72 papelotes contendo crack e 54 trouxinhas de maconha, dinheiro e 02 aparelhos celulares.
Todos detidos e conduzidos a Delegacia de Policia Civil, ainda no local um dos  indivíduos passou o nome falso, pois já era procurado pela justiça, por pratica de roubo.
 Os  dois meliantes são  moradores da Cidade de Campinas, um menor de 12 anos que também encontrava-se no  interior do veículo que foi recolhido ao pátio, disse aos GCMs que não sabia de nada sobre drogas, e que era sobrinho do que encontrava-se procurado pela  justiça, o menino foi entregue a sua genitora. 

sábado, 15 de novembro de 2014

Câmara recebe monitoramento de segurança integrado com a Guarda Civil Municipal



A Câmara de Valinhos agora é monitorada 24 horas pela Guarda Civil Municipal (GCM). O prédio foi equipado com 42 câmeras de segurança (32 internas e 10 externas) e as imagens enviadas em tempo real para o Centro de Comunicações da guarda.

O objetivo é reforçar a segurança do prédio, principalmente no período em que não há funcionamento. Para a presidência da Câmara, é dever da GCM proteger o patrimônio público, por isso foi acordada uma parceira com a guarda para o desenvolvimento de um sistema integrado para a segurança do prédio que pertence à população.

 Com o aumento do trabalho dos vereadores e a quantidade de eventos que a Câmara sedia, muitas pessoas passaram a visitar o prédio do Poder Legislativo, motivo que levou a presidência a tomar algumas medidas de segurança como identificação na portaria, acesso digital às portas e, agora, o monitoramento por câmeras.

O diretor da guarda, GCM Batista, explicou que o monitoramento será feito em conjunto com a Câmara. “A Câmara irá nos comunicar dos horários em que deveremos monitorar o prédio, baseado em seus eventos, horários de funcionamento. Assim que o alarme disparar, passaremos a analisar as imagens e, se necessário, iremos ao local verificar uma possível invasão ou outra ocorrência”.

Para o secretário da Defesa do Cidadão, dr. Ederson Marcelo Valêncio, o sistema permitirá que uma equipe da Guarda se desloque até a Câmara, caso seja identificado qualquer movimentação suspeita no prédio. “Muitas vezes, alarmes disparam com a presença de animais ou por outras questões em que não é necessária a ação dos guardas por se tratar de um “alarme falso”. Nestes casos, o monitoramento é eficaz, pois, por meio das câmaras, verifica-se que não há ocorrência criminosa no local, sem precisar deslocar uma equipe, o que poderia comprometer uma área que deveria receber segurança”, justificou.  

Câmara presta homenagens a Policiais destaques de 2014





A Câmara realizou sessão solene, quinta-feira, 13, às 19h, para homenagear guardas municipais, bombeiros, policiais civis e militares que se destacaram no ano de 2014. A homenagem está prevista no Decreto Legislativo 18/2009, de iniciativa da ex-vereadora Laís Helena.

O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias (PROS), destacou a importância da homenagem diante do trabalho realizado no dia a dia pelos agentes de segurança. “Eles são tratados como verdadeiros heróis pela população. Desempenham seus trabalhos com coragem e garra, colocando a segurança do povo sempre em primeiro lugar”, afirmou.

Neste ano, foram homenageados os policiais da Guarda Civil Municipal Sandra Maria Verdó e Ademir de Lima Albuquerque; os policiais militares Ademir da Silva Arruda e Reginaldo Luiz de Morais; os policiais civis Elza Greb Fernandes e Adonys Souza Martins Ferreira; e os bombeiros Fabiano Macchia Rezende e Edmilson Cardoso Ribeiro.

A cerimônia de homenagens será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 4 da NET Digital, e pelo site www.camaravalinhos.sp.gov.br (Link TV Câmara).

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Valinhos ganhará reforço de mais 12 guardas civis municipais recém formados

Desde a última sexta-feira (7), o efetivo da Guarda Civil Municipal de Valinhos passou a contar com um necessário reforço: a incorporação de 12 guardas, contratados por meio de concurso público, que acabaram de se formar no Curso de Formação de Guardas, treinados pela Academia da Guarda Municipal de Campinas.
         Além dos guardas de Valinhos, outros oito guardas de Pedreira também passaram pelo treinamento. A cerimônia de encerramento do curso e formatura dos 20 guardas civis foi promovida no último dia 7, no Clube Semanal de Cultura Artística, em Sousas, com a presença dos familiares dos guardas, do prefeito de Valinhos Clayton Machado, além dos secretários de Defesa do Cidadão de Valinhos, dr. Ederson Marcelo, e de Segurança de Campinas, Luiz Augusto Baggio.
         No caso de Valinhos, dos novos guardas 7 são homens e 5 mulheres. Eles se somarão a outros 98 guardas da corporação, totalizando 110 integrantes, sendo 76 homens e 34 mulheres.
De acordo com o comandante da Guarda Civil, Anderson Gomes da Silva, a chegada dos novos colegas contribuirá para reforçar o trabalho preventivo que  a instituição promove durante o patrulhamento da cidade. “Este treinamento que durou quatro meses é essencial na matriz curricular dos guardas para o correto exercício da profissão e exigido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública”, destaca o comandante.
O curso faz parte de um convênio entre os municípios cujo objetivo é unir esforços para a formação de guardas municipais. O treinamento teve duração de três meses e 16 dias, com início no dia 21 de julho e término no dia 5 de novembro, com o total de 688 horas, divididas em 20 disciplinas. Após a formatura, os guardas municipais, contratados pelas respectivas cidades, assumirão imediatamente as funções.

ROMU COLOCANDO MAIS TRAFICANTES NA CADEIA




ROMU DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS DETÉM CASAL EM TRÁFICO DE DROGAS


No dia 07/11 por volta das 20:00  no Terminal Rodoviário, logo após denuncia anonima , o casal foi detido ao desembarcarem de um coletivo que esta vido de Campinas, com eles os Guardas Civis  da ROMU localizaram uma barra de maconha pesando 200 gramas,  de acordo com o ajudante de pedreiro de 25 anos, a droga era para consumo próprio, encaminhados a delegacia, a mulher de 18 anos e seu marido de 25 anos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e em seguida transferidos para Campinas.

sábado, 8 de novembro de 2014

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS 31 ANOS





O secretário de Defesa do Cidadão da Prefeitura de Valinhos, dr. Ederson Marcelo Valêncio, afirma que a Guarda Civil Municipal tem conquistado nestes quase 22 meses do governo do prefeito Clayton Machado avanços significativos que traduzem na melhora da qualidade dos serviços à população e no apoio às demais forças policiais.
Entre as ações está a readequação do patrulhamento preventivo bairro a bairro. O secretário explica que quando o governo assumiu em janeiro de 2013, o planejamento do patrulhamento preventivo contemplava a divisão da cidade em cinco regiões, sendo central, norte, sul, leste e oeste, e havia uma viatura para cada área.

“Promovemos a realocação dos guardas, sobretudo os que estavam em postos fixos onde não havia a necessidade da presença do GCM. Com isso, conseguimos efetuar um novo planejamento de patrulhamento preventivo e ampliando em aproximadamente 200%  o número de viaturas durante o dia. A medida proporcionou um aumento significativo na sensação de segurança”, destaca dr. Ederson.
A padronização da equipe da ROMU (Rondas Ostensivas Municipal) visando melhor definição dos procedimentos operacionais também é apontada como positiva. “Os integrantes do grupo ROMU foram submetidos a um curso específico de requalificação de técnicas operacionais de abordagem”, informa o secretário.
Ele acrescenta que a implantação do Grupo Ambiental, em parceria com as Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e Obras e Serviços Públicos e a adaptação de uma viatura S-10, possibilitou efetuar o patrulhamento na área rural. “Os Guardas foram treinamentos pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, bem como efetuaram treinamento externo por meio de vários cursos”.
Aliás, a requalificação profissional também tem sido prioridade. “Cumprindo o Estatuto do Desarmamento, os integrantes da Guarda realizaram o curso de requalificação profissional de 80 horas, recebendo instruções sobre direito administrativo e penal, motivação profissional, primeiros socorros, técnicas de abordagem, armamento e tiro”, explica dr. Ederson. No último dia 10, os integrantes receberam o certificado do curso de “Low Light”, quando foram ministradas táticas operacionais para incursão em ambientes fechados, com pouca luminosidade, veículos coletivos e imóveis.
A Secretaria de Defesa do Cidadão implementou o projeto social ‘Guarda Municipal Mirim’, em parceria com a Secretaria de Educação, que consiste em transmitir aos alunos do ensino fundamental noções de civismos, ordem, primeiros socorros e trânsito.
Novos serviços – Ainda dentro deste período foi implantado pela Secretaria de Defesa do Cidadão o PAE - Patrulheiro Amigo da Escola, uma equipe voltada para o patrulhamento escolar e travessia de alunos, que oferece maior segurança nas entradas e saídas das escolas. “Também uma grande conquista foi a inauguração da Base Regional, no Jardim São Marcos, com atendimento 24 horas por dia, local onde fica abrigado também o grupo da PAE.
A ‘Operação Praça Segura’ é outro projeto implantado com o objetivo de aumentar o patrulhamento preventivo nas praças. “A Operação é principalmente adotada nas praças que possuem maior aglomeração de pessoas, inibindo assim a prática de atos ilícitos, sobretudo tráfico e o uso de entorpecentes. Este projeto vem trazendo grandes benefícios, principalmente na Praça Brasil 500 anos onde a guarda efetuou diversas autuações de usuários de entorpecentes e tráfico de drogas, garantindo assim a população total segurança. A Guarda, junto com as polícias Civil e Militar, vem inibindo atos ilícitos neste local”.
Além disso, segundo dr. Ederson, os Guardas Civis Municipais foram capacitados para utilizarem o decibelímetro para coibir os ruídos provocados por equipamentos eletrônicos, sobretudo em veículos.
Ainda conforme o secretário, soma-se aos investimentos a modernização e ampliação do canil para aperfeiçoamento do treinamento dos cães. Este projeto rendeu inclusive, a doação por parte de um empresário do município, de uma nova viatura adaptada para o trabalho dos cães.  Outras duas motocicletas também foram doadas e os guardas que as utilizam foram submetidos a um curso sobre técnicas de pilotagem e abordagem.
 “Também conseguimos dar um ‘Upgrade’ no sistema INFOSEG que é a rede de integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, auxiliando também a atividade de inteligência. Por meio de negociações com o Ministério da Justiça, conseguimos obter novos recursos, como ferramentas de consultas para otimizar o atendimento das ocorrências envolvendo veículos, armas ou indivíduos suspeitos”, conta o secretário.
“Por uma somatória de esforços das Secretárias de Defesa do Cidadão, Saúde e Planejamento e Meio Ambiente, conseguimos efetuar a adaptação de um veículo - ambulância Sprinter, ano de fabricação 1997 - em uma base móvel de monitoramento por câmeras de CFTV e OCR. O veículo é utilizado na Operação Natal Seguro”, completa dr. Ederson.


Copyright © 2014 PMV. Todos os direitos reservados.


GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS DETÉM EMBRIAGADO

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS DETÉM EMBRIAGADO APÓS QUEDA DE MOTOCICLETA.

Um jovem foi detido na noite do dia 01/11 por volta das 18:30, na área central e encaminhado a delegacia, depois de ter sofrido uma queda com sua motocicleta.

O mesmo passou pelo semaforo vermelho ao lado da viatura , logo em seguida caiu da motocicleta, que lhe causou varias escoriaçoes, com sinais de embriagues, o mesmo foi encaminhado a Delegacia a moto apreendida pela segunda vez e pelo mesmo motivo, ainda foi  aplicado uma multa pela infração de transito.

ROMU( RONDA OSTENSIVA MUNICIPAL) VALINHOS NO COMBATE AO TRAFICO


Dois indivíduos foram detidos por volta das 14:30 pela equipe de ROMU, sendo um com 19 anos e outro com 17 anos.

Informações levaram os componentes da ROMU a uma festa que estava ocorrendo próximo aos motéis do lado da Rodovia Dom Pedro.
De acordo com os GCMs, foram localizados e apreendidos a quantidade de  07 comprimidos de êxtase, 06 de LSD, 02 papelotes de maconha, 27 frascos de lança perfume e 165 em dinheiro, os dois foram encaminhados a delegacia ficando a disposição da justiça.