sábado, 8 de novembro de 2014

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VALINHOS 31 ANOS





O secretário de Defesa do Cidadão da Prefeitura de Valinhos, dr. Ederson Marcelo Valêncio, afirma que a Guarda Civil Municipal tem conquistado nestes quase 22 meses do governo do prefeito Clayton Machado avanços significativos que traduzem na melhora da qualidade dos serviços à população e no apoio às demais forças policiais.
Entre as ações está a readequação do patrulhamento preventivo bairro a bairro. O secretário explica que quando o governo assumiu em janeiro de 2013, o planejamento do patrulhamento preventivo contemplava a divisão da cidade em cinco regiões, sendo central, norte, sul, leste e oeste, e havia uma viatura para cada área.

“Promovemos a realocação dos guardas, sobretudo os que estavam em postos fixos onde não havia a necessidade da presença do GCM. Com isso, conseguimos efetuar um novo planejamento de patrulhamento preventivo e ampliando em aproximadamente 200%  o número de viaturas durante o dia. A medida proporcionou um aumento significativo na sensação de segurança”, destaca dr. Ederson.
A padronização da equipe da ROMU (Rondas Ostensivas Municipal) visando melhor definição dos procedimentos operacionais também é apontada como positiva. “Os integrantes do grupo ROMU foram submetidos a um curso específico de requalificação de técnicas operacionais de abordagem”, informa o secretário.
Ele acrescenta que a implantação do Grupo Ambiental, em parceria com as Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e Obras e Serviços Públicos e a adaptação de uma viatura S-10, possibilitou efetuar o patrulhamento na área rural. “Os Guardas foram treinamentos pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, bem como efetuaram treinamento externo por meio de vários cursos”.
Aliás, a requalificação profissional também tem sido prioridade. “Cumprindo o Estatuto do Desarmamento, os integrantes da Guarda realizaram o curso de requalificação profissional de 80 horas, recebendo instruções sobre direito administrativo e penal, motivação profissional, primeiros socorros, técnicas de abordagem, armamento e tiro”, explica dr. Ederson. No último dia 10, os integrantes receberam o certificado do curso de “Low Light”, quando foram ministradas táticas operacionais para incursão em ambientes fechados, com pouca luminosidade, veículos coletivos e imóveis.
A Secretaria de Defesa do Cidadão implementou o projeto social ‘Guarda Municipal Mirim’, em parceria com a Secretaria de Educação, que consiste em transmitir aos alunos do ensino fundamental noções de civismos, ordem, primeiros socorros e trânsito.
Novos serviços – Ainda dentro deste período foi implantado pela Secretaria de Defesa do Cidadão o PAE - Patrulheiro Amigo da Escola, uma equipe voltada para o patrulhamento escolar e travessia de alunos, que oferece maior segurança nas entradas e saídas das escolas. “Também uma grande conquista foi a inauguração da Base Regional, no Jardim São Marcos, com atendimento 24 horas por dia, local onde fica abrigado também o grupo da PAE.
A ‘Operação Praça Segura’ é outro projeto implantado com o objetivo de aumentar o patrulhamento preventivo nas praças. “A Operação é principalmente adotada nas praças que possuem maior aglomeração de pessoas, inibindo assim a prática de atos ilícitos, sobretudo tráfico e o uso de entorpecentes. Este projeto vem trazendo grandes benefícios, principalmente na Praça Brasil 500 anos onde a guarda efetuou diversas autuações de usuários de entorpecentes e tráfico de drogas, garantindo assim a população total segurança. A Guarda, junto com as polícias Civil e Militar, vem inibindo atos ilícitos neste local”.
Além disso, segundo dr. Ederson, os Guardas Civis Municipais foram capacitados para utilizarem o decibelímetro para coibir os ruídos provocados por equipamentos eletrônicos, sobretudo em veículos.
Ainda conforme o secretário, soma-se aos investimentos a modernização e ampliação do canil para aperfeiçoamento do treinamento dos cães. Este projeto rendeu inclusive, a doação por parte de um empresário do município, de uma nova viatura adaptada para o trabalho dos cães.  Outras duas motocicletas também foram doadas e os guardas que as utilizam foram submetidos a um curso sobre técnicas de pilotagem e abordagem.
 “Também conseguimos dar um ‘Upgrade’ no sistema INFOSEG que é a rede de integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, auxiliando também a atividade de inteligência. Por meio de negociações com o Ministério da Justiça, conseguimos obter novos recursos, como ferramentas de consultas para otimizar o atendimento das ocorrências envolvendo veículos, armas ou indivíduos suspeitos”, conta o secretário.
“Por uma somatória de esforços das Secretárias de Defesa do Cidadão, Saúde e Planejamento e Meio Ambiente, conseguimos efetuar a adaptação de um veículo - ambulância Sprinter, ano de fabricação 1997 - em uma base móvel de monitoramento por câmeras de CFTV e OCR. O veículo é utilizado na Operação Natal Seguro”, completa dr. Ederson.


Copyright © 2014 PMV. Todos os direitos reservados.