quarta-feira, 20 de novembro de 2013

BASE MOVEL DE MONITORAMENTO DA GUARDA CIVIL DE VALINHOS

Valinhos utiliza base móvel comunitária com tecnologia de ponta em segurança


Dentro do projeto de reestruturação da segurança, a Guarda Civil Municipal de Valinhos tem uma das mais modernas e bem-equipadas bases móveis comunitárias do Brasil. O veículo, uma Sprinter ano 1997 que havia sido utilizada pela Secretaria da Saúde até o limite permitido pela lei.

O veículo foi apresentado ao prefeito Clayton Machado e já entrou em operação pelos Bairros da Cidade de Valinhos S.P em conjunto com os demais grupamentos de serviço diuturno.

A Sprinter recebeu equipamentos de alta tecnologia e uma série de outros recursos, como uma haste de seis metros que sustenta uma câmera com infravermelho que gira 330 graus e inclinação de 180 graus, com alcance visual de até 4 quilômetros e torre de iluminação giratória para facilitar o trabalho em ambientes escuros. Outras câmeras monitoram o entorno do veículo sob diversos ângulos, permite a utilização de vários modelos de câmeras IP e servidores de vídeo, faz o reconhecimento facial e leituras de placas de veículos,permite a integração com outras câmeras IP dos moradores da cidade, associado aos outros recursos da GCM, permite a identificação e a consulta de pessoas procuradas pela Policia ou veículos em situação irregular, como produtos de furto ou roubo. Conectada via rádio, GPS, Wi-Fi e 4G, permite em tempo real a conexão direta com a Central de Comunicação da GCM, transmitindo imagens através até do sistema android de celular, o veículo ainda tem mesa de controle, transmissor e receptor via radiofrequência, sinalização externa com giroflex e break light, ar-condicionado, gerador diesel com autonomia de 8 horas, tomadas, frigobar e cadeiras giratórias para permitir o trabalho dos guardas em ações tanto na cidade quanto no campo.

As imagens captadas são transmitidas para a central, que, de lá, pode definir a quem acionar e que tipos de ações devem tomar. A facilidade de deslocamento é outra vantagem da Base Móvel, que pode chegar rapidamente até o local de ação ou prevenção.

Economia – A Guarda Civil Municipal optou pela Sprinter usada por razões econômicas, pois um veículo novo encareceria e quase inviabilizaria o projeto devido ao elevado custo para os cofres da Prefeitura, em razão de seu endividamento. “A Base Móvel Comunitária vai melhorar ainda mais as ações preventivas de segurança e deverá ser utilizada em bairros, praças, na zona rural e em eventos com grandes aglomerações”,



Fonte: Wagner Zambon Faneco -Departamento de Imprensa- Prefeitura de Valinhos